O que é um Cluedo ao vivo?

O Live Cluedo é um jogo imersivo no qual cada jogador deve adotar a personalidade de um dos personagens que compõem o enredo da história. É baseado no clássico jogo de tabuleiro Cluedo, cujo objetivo é a resolução de um crime, seja um assassinato, um assalto ou outro tipo de mistério, no qual cada jogador deve testar asua inteligência para localizar o assassino, enquanto ele tenta desviar a atenção de si mesmo. É um dos jogos de tabuleiro mais jogados por várias gerações, provavelmente por causa do quão divertido é fantasiar relativamente a matar os ricos.

As histórias frequentemente abordadas nos jogos ao vivo de Cluedo têm sempre semelhanças com o romance policial mais clássico, mas todos os mistérios são originais. O Live Cluedo geralmente é realizado num jantar, já que o jogo é concebido para eventos especiais como aniversários, despedidas ou jantares de negócios. O tipo de comemoração que, a esta altura, só pode ser animada com uma morte inesperada.

O mistério é resolvido durante a refeição, graças a um mestre do jogo que conhece a realidade de todas as personagens e, embora o Live Cluedo seja normalmente realizado num restaurante ou em instalações específicas, há também a opção de contratar o jogo para que se faça isso numa casa particular. Se estás a pensar nesta última opção porque já tens um cadáver real, o número que procuras é o 112.

Como jogar Live Cluedo?

Para começar a jogar, todos os membros do grupo devem registrar-se na plataforma para poder receber os tokens das suas personagens e as pistas correspondentes sobre onde o jantar será realizado e, portanto, o jogo. Cada jogador conhecerá a sua personagem dias antes da data do jogo, pois assim poderá familiarizar-se com a situação e a personalidade do papel que ele irá desempenhar. O assassino também saberá com antecedência que ele é o assassino, portanto o seu principal objetivo durante o jogo será desviar a atenção e tentar culpar outro, algo em que mais de um é especialmente bom.

Durante o jantar com Cluedo, os jogadores irão interagir com o mestre do jogo, que ficará encarregado de fornecer informações sobre o enredo, apresentando-os gradualmente à história. O mestre do jogo é um ator que faz parte do jogo desde o primeiro momento, para que os jogadores o identifiquem como mais uma personagem e, portanto, como um possível suspeito. Esse ator infiltrado fará perguntas e especulações para que as personagens possam fornecer informações sobre si mesmos, o que permitirá que o resto junte peças, decifre o quebra cabeça e descubra, o propósito, quão bem os seus amigos estão. É um fato importante a ter em mente.

Os jogadores terão que saber como usar todas as informações que estão a recolhe, não apenas para desmascarar o assassino, mas também para conhecer os seus motivos, que serão revelados no final. É um jogo de role-playing muito flexível que permite que cada jogador se envolva no papel o quanto quiser, já que a história oferece jogo suficiente (nunca melhor dito) para vestir-se, adotar hobbies ou tiques, mudar a maneira de falar ou andar etc.

Quanto tempo dura um Live Cluedo?

Cada jogo de Live Cluedo geralmente dura entre duas e três horas, embora seja algo que depende de vários fatores. Normalmente, o enredo desses jogos de mistério geralmente ocorre durante o jantar; portanto, o tempo de duração é ajustado ao tempo dele, e é tarefa do game master garantir que o tempo seja cumprido.

A duração também depende muito das habilidades do grupo de seguir pistas e desvendar mistérios, portanto, dependendo de quão bom ou mau sejas, o jogo durará mais ou menos.

Quantos jogadores podem jogar um Live Cluedo?

Estes jogos de pesquisa são direcionados a grupos mais ou menos grandes, de modo que cada história é projetada para grupos de 6 a 20 pessoasMenos de 6 pessoas prejudicam o jogo, já que quanto menos suspeitos, menor a intensidade da trama, e é por isso que nos jogos de Live Cluedo um par de grupos geralmente se junta se nenhum deles atingir o mínimo. A outra opção, é claro que tenhas mais amigos.

Há uma série de personalidades que precisam sempre de ser interpretadas num Live Cluedo, pois são elas que dão mais destaque à trama. Dependendo da história, essas personalidades serão interpretadas por uma personagem ou outra, mas é sempre necessário que haja alguém que cumpra esse papel específico:

O assassino. Não há assassinato a ser resolvido se não houver nenhum assassino envolvido; portanto, é de vital importância que um dos jogadores assuma esse papel para que o jogo continue.

Testemunha. A versão de alguns dos personagens tem que argumentar que eles viram ou ouviram o que o assassino pretendia, já que os jogadores precisarão de histórias desse estilo para que a história se encaixe.

O cúmplice. Embora exista apenas um assassino, há sempre alguém disposto a ajudá-lo. Isso dá ao jogo um interesse especial porque coloca as restantes personagens na posição de desconfiar de todos.

O bode expiatório. A personagem clássica que, por um motivo ou outro, tem todas as cédulas para se tornar o principal suspeito, mas que, no entanto, não tem nada a ver com o crime. Serve para desviar a atenção e adicionar complexidade ao jogo.

O defensor. Esse personagem terá como objetivo defender uma personagem inocente, fazendo backup do seu álibi com muito ênfase. Pode ser confundido com o cúmplice, portanto o trabalho dele é adicionar mais complexidade à trama.

O inspector. Não existe Cluedo digno que se prese sem a presença de um detetive de renome que lança luz sobre o caso à medida que as pistas se revelam. No entanto, não é necessário confiar demais nele, pois não deixa de ser mais um jogador.

O guía. Uma personagem essencial, apresentado ao jogo numa posição vantajosa, porque conhece a realidade de todas as personagens e pode ajudar a guiar o enredo a terminar num bom porto, ou não. Geralmente é o criador do jogo, o anfitrião ou um ator infiltrado.

Como criar um Live Cluedo?

Criar e projetar um jogo Live Cluedo não é fácil. Como todos os jogos de rol, não é necessária apenas muita imaginação, mas também uma atenção especial aos detalhes, pois numa história com estas características tudo é fundamental no final. Há várias perguntas que precisam de ser claras antes de começarmos o resto da história: quem, como, onde e por que. Não precisas de ser a Agatha Christie para saber que a coisa mais importante nos jogos de mistério é obter um enredo interessante que seja complicado o suficiente para que os jogadores se divirtam durante o jogo e, embora ajude, não é necessário.

Organizar um Live Cluedo, no entanto, não é apenas escrever uma história, mas saber como incorporá-la a um jogo com personagens que estão além do nosso controlo, já que podes conhecer o seu passado e as suas intenções, mas não como os jogadores reagirão. antes do desenvolvimento dos eventos. O truque é tornar o resultado não óbvio, mas também não muito complexo..

Depois de que o guião do Live Cluedo esteja preparado, o próximo passo é criar e distribuir os cartões para cada personagem, o que deve incluir uma breve descrição de cada assunto, alguns segredos e, claro, um álibi fiável para ajudá-lo a desculpar-se e defender-se. Também é necessário ter em consideração a figura do mestre ou anfitrião do jogo, que muitas vezes será o criador do próprio Live Cluedo, pois ele será o responsável por orientar o jogo e garantir que as regras sejam seguidas, bem como que a história siga o curso correto.